Saiba benefícios da amamentação para saúde do bebê

Saiba benefícios da amamentação para saúde do bebê

A amamentação pode trazer muitos benefícios para a saúde do bebê e da mãe. Segundo especialistas, o leite materno é capaz de reduzir em 13% as mortes por causas evitáveis em crianças menores de 5 anos. Além disso, a mãe que amamenta diminui o risco de câncer de mama e câncer de ovário.

De acordo com o mastologista João Bosco de Barros Wanderley, o principal benefício da amamentação para a mãe diz respeito a diminuição de incidência de câncer de mama. Ele diz que, teoricamente, quanto mais tempo a mulher amamentar, o risco diminui, mas isso não significa que quem amamenta não pode ter câncer de mama.

O mastologista explica que, do ponto de vista fisiológico, é possível que haja também a diminuição da incidência de câncer de ovário por uma diminuição hormonal durante a lactação. Ele afirma que a mulher ovulando durante o período de amamentação pode reduzir a chance de desenvolver câncer de ovário.

Amamentar auxilia também na recuperação do útero após o parto devido a produção da ocitocina, um hormônio que ajuda na diminuição do sangramento. Conforme o especialista, a anemia ataca muitas mulheres durante esse período e a amamentação pode evitar a doença porque reduz perda sanguínea.

O bebê amamentado com leite materno também é beneficiado. Segundo os médicos, o leite reduz as mortes evitáveis em crianças menores de 5 anos e oferece anticorpos que protegem de infecções. O Ministério da Saúde orienta que bebês com até seis meses sejam alimentados exclusivamente com leite materno.

Ainda segundo o mastologista, não existe um tempo ideal para amamentar e a mãe pode fazer isso o tempo que quiser. Mas ele alerta que prolongar esse período por mais de três anos pode dificultar na independência da criança e causar efeitos estéticos, como a flacidez dos seios, que pode afetar a autoestima da mulher.

Share this Post: Facebook Twitter Pinterest Google Plus StumbleUpon Reddit RSS Email

Comments